terça-feira, 24 de abril de 2012

BENEFÍCIOS UNIVÉRTIX: CONDIÇÕES DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR


capa
A Faculdade Univértix desde o seu surgimento, tem um compromisso social dentro do contexto populacional a que serve. Contexto esse, marcado por diversidades sociais, econômicas e culturais.
A Faculdade Univértix, além de contar com um ensino de qualidade, infraestrutura moderna e avançados recursos humanos e físicos para a formação cultural e ética de seus acadêmicos, disponibiliza ao aluno condições de acesso e permanência ao ensino superior, através de várias modalidades de descontos. Pois a Univértix acredita na educação como um elemento essencial de desenvolvimento e transformação humana e social.
De acordo com a Prof. Ms. Érica Stoupa Martins, que faz parte da “Comissão de Bolsas de Estudo” da Univértix, os estudantes desta instituição constituem um grupo altamente heterogêneo quando comparados em relação à formação no ensino fundamental e médio e às condições socioeconômicas. Outra característica observada é a altíssima migração dos estudantes de cidades circunvizinhas, ou mesmo de regiões muito distantes do território nacional, independente do curso escolhido. Estas características apontam para variadas necessidades, fazendo com que essa IES (Instituição de Ensino Superior) mobilize esforços para supri-las.
Atualmente a Univértix beneficia com algum tipo de desconto a 75% (setenta e cinco por cento) de seus alunos. Diante desse dado, podemos afirmar que a instituição, ciente das peculiaridades individuais e do conjunto do seu corpo discente, mobiliza-se em prol do desenvolvimento educacional e social dos acadêmicos.
As modalidades de descontos que a Univértix oferece são as seguintes:
Financiamento Estudantil (FIES) – A UNIVÉRTIX, em parceria com o Ministério da Educação, realiza financiamentos de bolsas parciais e integrais aos alunos regularmente matriculados. Somente após a formatura que o acadêmico iniciará a quitação do FIES.
ProUni – A UNIVÉRTIX – por  meio de convênio com o Governo Federal, concede bolsas de estudo parciais e integrais (de 50 a 100%) aos alunos elegíveis ao Programa Universidade para Todos – ou seja, que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e se tornaram aptos ao ProUni.
Carência Econômica – A UNIVÉRTIX oferece ainda bolsas por carência financeira. Conforme regulamento disponível em edital, o critério de concessões leva em conta a análise de requerimentos feitos pelos alunos, anexando documentos. Todos os pedidos são analisados pela Comissão de Bolsas de Estudos.
Bolsa Transporte – Trata-se de um apoio financeiro concedido pela Univértix em forma
de desconto na mensalidade do aluno que não reside em Matipó.
Outras bolsas – Alunos que já possuem formação em Curso Técnico (como Técnico em Enfermagem, Agrícola, Contabilidade, Farmácia, Edificações) são beneficiados com um desconto de 40% (quarenta por cento) no valor das mensalidades nos Cursos Superiores da Univértix de: Enfermagem, Agronomia, Ciências Contábeis, Farmácia e Engenharia Civil. Além disso, a UNIVÉRTIX mantém diversos convênios com instituições públicas e privadas para oferta de descontos especiais aos seus acadêmicos.
Segundo Érica , uma das modalidades de descontos bastante requisitada nesse semestre letivo (2012-1) foi o programa “Bolsa Carência Econômica”, regulamentado por um edital que teve vigência de 06 a 29 de fevereiro de 2012. O acadêmico interessado pôde acessar o referido edital no site da Faculdade Univértix (www.faculdadevertice.com.br ou www.univertix.net), conferir os critérios de participação, prazos e estrutura do processo de seleção de bolsas e descontos especiais aos alunos.
Todos os requerimentos entregues pelos alunos são devidamente analisados pela Comissão de Bolsas de Estudos da UNIVÉRTIX – da qual faço parte. Essa Comissão é formada por representantes da Direção, do Setor Financeiro, do Corpo Docente e da Área Técnico-Administrativa. Minha atuação na referida Comissão de Bolsas de Estudos, se dá a partir de contatos (entrevistas, atendimentos individuais, troca e manutenção de dados) estabelecidos com os alunos requerentes de descontos, com a finalidade de informá-los em relação a todo o processo, além de registro e acompanhamento até o fechamento do ciclo de análise dos pedidos. A seleção de bolsas para descontos especiais ocorre semestralmente e os acadêmicos beneficiados firmaram um termo, comprometendo-se com os seguintes deveres: assiduidade, pontualidade, disciplina e bom desempenho acadêmico, completa Prof. Ms. Érica Stoupa  Martins . ( foto abaixo )
A Prof.ª Ms. Érica Stoupa Martins possui Graduação em Serviço Social pelas Faculdades Integradas de Caratinga (2003), Especialização em Gestão de Recursos Humanos pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010).  Atua como Professora das disciplinas Filosofia e Sócio-antropologia na UNIVÉRTIX, além de compor a “Comissão de Bolsas de Estudos” dessa Instituição de Ensino Superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário