terça-feira, 24 de abril de 2012

FACULDADE UNIVÉRTIX! Contribuindo com a realização de sonhos


CAPA

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (21), no auditório da Faculdade Univértix em Matipó, uma palestra com o Prof. Ms. Márcio Lopes de Oliveira, para atletas da Escolinha do Cruzeiro de Matipó.
O assunto principal foi único: “O sonho de ser um jogador de futebol”, porém vários tópicos foram abordados, para que os alunos pudessem entender que este sonho pode se tornar realidade, mas dependerá da dedicação de cada um.
Durante a palestra, Prof. Ms. Márcio, contou um pouco de sua trajetória até os dias de hoje, sua infância, o sonho que um dia teve em ser um jogador de futebol, o ingresso na UFV em 1999, suas experiências no exterior, em especial em Cuba, país ao qual realizou seu mestrado.


ESCOLA – ESPORTE
Márcio ainda pode destacar a relação ESCOLA/ESPORTE, união que já existe em diversos países em que as escolas são a base para diversos esportes, pôde citar exemplos do basquete americano, o vôlei em Cuba e diversas outras modalidades e países, mas no Brasil a formação de atletas fica restrita aos clubes e nem todo mundo tem o privilégio de poder fazer parte de uma seleção, de uma peneira, etc.

A situação poderia ser bem diferente caso as escolas tivessem participação direta na formação de atletas, pois surgiria mais uma grande oportunidade para vários alunos com potencial e que poderiam ser analisados por olheiros e demais profissionais do esporte para uma eventual seleção de atletas, indicação até mesmo de qual carreira seguir, mas tudo isso aliado ao seu desempenho nos estudos, criando assim uma motivação extra a todos os alunos.


Entre outros tópicos abordados podemos destacar todo o processo que é feito dentro de alguns clubes no Brasil em relação à formação de um jogador de futebol, desde a sua chegada ao clube até a sua profissionalização. A importância da educação moral e ética na vida dos jovens, a alimentação saudável levando em conta que vivemos em um país privilegiado pela natureza, ao qual nos da tudo que necessitamos. A importância de se aprender outras línguas, para uma possível viagem ao exterior.


REALIZAÇÃO DE UM SONHO
De acordo com Márcio, o momento que ele vive atualmente é a realização de um grande sonho em sua vida, pois quando criança, como qualquer outro garoto, sonhava em ser um jogador, segundo ele foi até um bom goleiro, porém nunca esteve no lugar certo, na hora certa, mas  conseguiu através do próprio esforço chegar a UFV, se especializar e hoje trabalha na formação de professores e dá o maior apoio à Escolinha de Futebol do Cruzeiro, se colocando a disposição dos professores Lucas, David, Vanildo e de todos os alunos, para que juntos possam trabalhar e fazer com que esta Escola de Futebol não seja apenas um projeto e sim uma realidade na vida destas crianças e jovens.
 
Márcio Lopes de Oliveira é professor e profissional do esporte com experiência de mais de 10 anos. Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Especialista em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Mestre em Ciência da Educação Física, Esporte e Recreação pela Universidad de Cultura Fisica y el Deporte, Facultad de Cultura Física de Matanzas, Matanzas, Cuba (2011) .
Atua como coordenador do curso de licenciatura em Educação Física da UNIVERTIX em Matipó, Minas Gerais. Atualmente é professor das disciplinas Metodologia dos Esportes coletivos I e II e Metodologia do Atletismo da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, Úba, Minas Gerais. Também atua como docente das disciplinas Metodologia de ensino do Futebol e do Futsal, Metodologia de ensino do Atletismo e Metodologia do Treinamento Esportivo da UNIVERTIX, Matipó, Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em esportes e treinamento esportivo.
É pesquisador na área de politicas públicas para o esporte, seleção de talentos esportivos e estatística esportiva. É consultor na área esportiva e de implementação de projetos.
Conhece a realidade do esporte no Brasil e no mundo, tendo visitado vários clubes de Futebol e centros de treinamento como: Botafogo F. R (RJ); America F. C. (MG), Cruzeiro E. C. (MG), Clube Atletico Mineiiro (MG), C. T. Granja Comary (RJ), EIDE Matanzas (Escuela de iniciação Esportiva-Cuba), ESPA (Escola de perfeccionamento esportivo Nacional-CUBA) e Ciudad Deportiva (Centro de treinamento Olímpico-Cuba). Como coordenador do curso de Educação Física da UNIVERTIX, está trabalhando na implementação de vários projetos de ampliação na atuação do curso perante a comunidade acadêmica e regional, assim como a reestruturação da nova grade curricular do curso e na implantação da pós-graduação em Educação Física na instituição, mudanças que já se iniciaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário