terça-feira, 24 de abril de 2012

PROJETO DE IRRIGAÇÃO NO CAMPO EXPERIMENTAL DE AGRONOMIA


irrigação

Sabe-se que durante muito tempo a agricultura foi considerada uma atividade muito importante para a produção de alimentos e para estabilizar a economia de um país. Porém atualmente, com os problemas ocasionados pela vida urbana (desemprego, criminalidade, poluição ambiental, estresse mental, etc), a agricultura tem sido vista também como uma saída para reduzir estes efeitos (setor produtivo que mais gera empregos diretos e indiretos, produção limpa, ecoturismo, tranqüilidade da vida no campo, etc).

Com isso, a agricultura é considerada a alavanca inicial para o desenvolvimento econômico de uma região, sendo que quanto mais tecnificada for a agricultura, maior vai ser o consumo de insumos e maior vai ser a produção, gerando mais renda e distribuindo melhor os recursos na cadeia produtiva. Neste ponto a irrigação se torna muito importante, porque além aumentar a produtividade, reduzir a sazonalidade da oferta de alimentos no decorrer do ano e permitir a produção de alimentos onde a falta de chuvas é um fator limitante, esta tecnologia consome maior quantidade de insumos e serviços do que a agricultura de sequeiro.
Na região do Vale do São Francisco, com a atuação do governo em projetos públicos de irrigação, foram implantados até o ano de 2000, uma área irrigada de 103.173 ha possibilitando a criação de 103 mil empregos diretos e 206 mil indiretos, beneficiando uma população de 433 mil pessoas.
A região do oeste da Bahia, principalmente nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães onde atualmente irriga-se 75.000 ha (67.000 ha referentes a iniciativa privada e o restante de domínio público), estima-se atualmente uma produção de 3,2 milhões de toneladas de soja, algodão, arroz e milho, 761160 sacas de café, além da fruticultura. Com esse desenvolvimento agrícola e crescimento na oferta de empregos, só em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, a população cresceu de 40 mil habitantes em 1990 para 150 mil habitantes em 2001.
Na região do Norte de Minas Gerais, os projetos públicos de irrigação que hoje já atuam irrigando uma área de 30.000 ha, pretendem irrigar ao todo cerca de 110.440 ha, nos municípios de Jaíba e Matias Cardoso (100.000 ha), Paracatu (9.300 ha) e Bonfinópolis e Unai (1.140 ha), que vão gerar aproximadamente um total de 173.000 empregos diretos e indiretos, com produção de 1.624.000 toneladas de grãos e alimentos no valor de 649,6 milhões de dólares.
Os resultados demonstraram que no Nordeste, depois das regiões metropolitanas, as áreas que se praticava a agricultura irrigada, foram as que mais contribuíram para um incremento do PIP (Produto Interno Bruto).
Com isso, pode-se concluir que a irrigação se trata de uma tecnologia muito importante não só para o aumento e estabilidade na produção de alimentos, mas também para um crescimento econômico regional através da geração de empregos diretos e indiretos e maior geração e distribuição da renda. E se os projetos públicos de irrigação forem administrados de maneira correta e eficiente, eliminando-se superfaturamentos, contratos ilícitos de empresas, etc, serão de grande importância para iniciar o desenvolvimento e atrair o investimento privado.
Pensando em tudo isso, o Curso de Agronomia da Univértix está implantando em seu campo experimental uma área para cultivo irrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário