terça-feira, 24 de abril de 2012

Professor e Acadêmicas da Univértix participam do XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa


fabio2

Nesta última semana, representantes da Faculdade Univértix, participaram do XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa/ III Simpósio de Boas Práticas da Educação Física.
O evento aconteceu na capital mineira Belo Horizonte, entre os dias 02 e 05 de abril e teve como tema principal “Desporto: Cultura, Estética e Excelência.” As acadêmicas, Angelina, Rosilaine e Marina, acompanhadas pelo Professor Fábio Florindo Soares, foram os representantes da Faculdade Univértix.
O evento foi realizado pelo Instituto Casa da Educação Física, que foi responsável por toda a organização do Congresso, e pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, a qual cuidou dos assuntos Acadêmicos Científicos, contando com a parceria do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – CREF6/MG e do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto – CEDUFOP.
O professor da Univértix Fábio Florindo, teve a oportunidade de fazer algumas apresentações em forma de pôster e também em apresentação oral, o congresso teve a participação de mais ou menos 2500 pessoas de vários países.
 Fábio Florindo Soares CREF 767-G/MG é Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e Especializado em Atividades Motoras em Academias: Atividades Aquáticas e Personal Training, pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho  ( 2000 ). Atualmente é o profissional responsável da Academia Italogard Club, professor efetivo da Escola Estadual Waldomiro Mendes de Almeida, professor da Faculdade Vértice – Univértix e Membro da Copef – Manhuaçu. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase tanto do campo do bacharelado como na licenciatura.

Faculdade Univértix divulga programação do Dia de Campo: Encontro de Produtores Rurais


dia do campo

O Dia de Campo da Agronomia visa promover a troca de conhecimento, informações e oportunidades, entre acadêmicos da Univértix e Produtores Rurais de Matipó.
Será a integração do ensino e da pesquisa.
A conciliação entre a teoria e a prática.

Confira a nossa programação:

28 de abril de 2012
08h:30 – ABERTURA OFICIAL DO EVENTO
Local: Campo Experimental do Curso de Agronomia em Padre Fialho. (Fazenda do Carlinho Gardingo)


09:00h às 11:30h – CIRCUITO DE PALESTRAS
1- A importância da nutrição foliar no desenvolvimento do cafeeiro.
2-  Tecnologia de aplicação de defensivos.
3- Diagnósticos e Controle de Doenças do Cafeeiro.
4- Manejo Integrado de Pragas do Cafeeiro.

12:00 às 14:00h INTERVALO PARA ALMOÇO

13:00 às 14:00h CADASTRAMENTO DOS PROPRIETÁRIOS

14:00h às 16:00h PALESTRAS
1- Adubação e Nutrição do Cafeeiro.
2- Colheita, Secagem e Armazenamento do Café

CURSOS E ATIVIDADES DE LAZER
1- Oficina deartesanato com reciclagem.
2-  Oficina Artesanal de Reciclagem do Papel.
3-  Tarde de lazer para crianças e adolescentes.

16:00h às 17:00h CADASTRAMENTO DOS PROPRIETÁRIOS

INSCRIÇÃO:
Inscrição GRATUITA
Inscrições Antecipadas na UNIVÉRTIX
(31) 3873-2199
Rua Bernardo Torres, 180 – Bairro Bom Retiro
Matipó – MG CEP 35367-000

Faculdade Univértix promove Aula Prática de Exame Transretal em Equinos


medcapa

No início deste mês de abril, os acadêmicos do 6º período curso de Medicina Veterinária da Faculdade Univértix, tiveram uma experiência incrível, que certamente ficará marcada em suas vidas.
Os futuros veterinários puderam participar de uma aula prática de Exame Transretal em equinos, realizada nas dependências do Haras São João. De acordo com Dr. Bruno Andrade, professor da Univértix, através do Exame Transretal o Médico veterinário capacitado poderá elucidar o diagnóstico de diversas afecções digestivas, reprodutivas, musculoesqueléticas, vasculares, identificar o estágio do ciclo estral das fêmeas de grande porte, se há prenhes em curso, entre outras possibilidades. Para garantir sua eficiência e segurança (tanto ao paciente quanto ao executor) deve o profissional dominar os fundamentos teórico-práticos da anatomia, fisiologia e patologia veterinárias. Práticas do Exame Transretal empíricas e que ignorem seus preceitos básicos podem gerar consequências desastrosas ao paciente e ao executor.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Univértix, Dr. Gilberto Valente Machado, esteve presente no local e relatou que é de extrema importância esta aula prática, pois através deste exame o profissional é pode diagnosticar diversas situações a serem vividas pelos animais de grande porte. Dr. Gilberto ainda nos conta que esta AULA PRÁTICA DE EXAME TRANSRETAL EM EQUINOS é praticamente exclusividade da Univértix, segundo ele, só viu algo parecido na Alemanha.
O EXAME
Para o iniciante no exame transretal a localização precisa das estruturas de interesse invariavelmente é um desafio a ser vencido devido à falta de habilidade prática. As primeiras tentativas geralmente são improdutivas e até mesmo frustrantes, pois há a demanda de associar-se o sentido do tato à elaboração mental da anatomia topográfica animal, bem como seus possíveis distúrbios morfológicos.
Diante disso, propôs-se na disciplina de Clínica e Terapêutica Veterinária de Grandes Animais do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Vértice-UNIVÉRTIX uma experiência prática em exame transretal em equinos, na qual os acadêmicos contassem com um guia para as estruturas de interesse, para que sua iniciação não fosse totalmente às cegas. O guia em questão foram as mãos do próprio professor, que por meio de uma pequena laparotomia esquerda, orientou a palpação de diversas estruturas abdominais do equino. Todos os detalhes técnicos foram tomados para que o animal não sentisse dor ou incômodo durante a prática, mantendo-se sempre condição de técnica cirúrgica asséptica. Analgesia, terapia antimicrobiana e enfermagem foram instituídas no período pós-operatório e o animal recuperou-se sem complicações.

A avaliação geral é de que a experiência foi muito enriquecedora para os acadêmicos e didaticamente muito eficiente. A iniciação sistemática ao exame transretal com a possibilidade de aplicação prática dos preceitos teóricos de forma orientada pelo professor assegurou que todos os executores conseguissem palpar as estruturas propostas. Também foi observado que o respeito às diretrizes descritas na literatura sobre Exame Transretal assegurou a segurança dos executores e do animal, que não demonstrou nenhum sinal clínico indicativo de lesões que interferissem em sua higidez. Conclui-se que a prática é eficiente recurso didático para a iniciação e aperfeiçoamento do exame transretal em equinos.
Esta aula prática foi ministrada pelos professores da Faculdade Univértix, Dr Bruno Andrade e Dr. João Luis.

PROJETO DE IRRIGAÇÃO NO CAMPO EXPERIMENTAL DE AGRONOMIA


irrigação

Sabe-se que durante muito tempo a agricultura foi considerada uma atividade muito importante para a produção de alimentos e para estabilizar a economia de um país. Porém atualmente, com os problemas ocasionados pela vida urbana (desemprego, criminalidade, poluição ambiental, estresse mental, etc), a agricultura tem sido vista também como uma saída para reduzir estes efeitos (setor produtivo que mais gera empregos diretos e indiretos, produção limpa, ecoturismo, tranqüilidade da vida no campo, etc).

Com isso, a agricultura é considerada a alavanca inicial para o desenvolvimento econômico de uma região, sendo que quanto mais tecnificada for a agricultura, maior vai ser o consumo de insumos e maior vai ser a produção, gerando mais renda e distribuindo melhor os recursos na cadeia produtiva. Neste ponto a irrigação se torna muito importante, porque além aumentar a produtividade, reduzir a sazonalidade da oferta de alimentos no decorrer do ano e permitir a produção de alimentos onde a falta de chuvas é um fator limitante, esta tecnologia consome maior quantidade de insumos e serviços do que a agricultura de sequeiro.
Na região do Vale do São Francisco, com a atuação do governo em projetos públicos de irrigação, foram implantados até o ano de 2000, uma área irrigada de 103.173 ha possibilitando a criação de 103 mil empregos diretos e 206 mil indiretos, beneficiando uma população de 433 mil pessoas.
A região do oeste da Bahia, principalmente nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães onde atualmente irriga-se 75.000 ha (67.000 ha referentes a iniciativa privada e o restante de domínio público), estima-se atualmente uma produção de 3,2 milhões de toneladas de soja, algodão, arroz e milho, 761160 sacas de café, além da fruticultura. Com esse desenvolvimento agrícola e crescimento na oferta de empregos, só em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, a população cresceu de 40 mil habitantes em 1990 para 150 mil habitantes em 2001.
Na região do Norte de Minas Gerais, os projetos públicos de irrigação que hoje já atuam irrigando uma área de 30.000 ha, pretendem irrigar ao todo cerca de 110.440 ha, nos municípios de Jaíba e Matias Cardoso (100.000 ha), Paracatu (9.300 ha) e Bonfinópolis e Unai (1.140 ha), que vão gerar aproximadamente um total de 173.000 empregos diretos e indiretos, com produção de 1.624.000 toneladas de grãos e alimentos no valor de 649,6 milhões de dólares.
Os resultados demonstraram que no Nordeste, depois das regiões metropolitanas, as áreas que se praticava a agricultura irrigada, foram as que mais contribuíram para um incremento do PIP (Produto Interno Bruto).
Com isso, pode-se concluir que a irrigação se trata de uma tecnologia muito importante não só para o aumento e estabilidade na produção de alimentos, mas também para um crescimento econômico regional através da geração de empregos diretos e indiretos e maior geração e distribuição da renda. E se os projetos públicos de irrigação forem administrados de maneira correta e eficiente, eliminando-se superfaturamentos, contratos ilícitos de empresas, etc, serão de grande importância para iniciar o desenvolvimento e atrair o investimento privado.
Pensando em tudo isso, o Curso de Agronomia da Univértix está implantando em seu campo experimental uma área para cultivo irrigado.

Alunos da Univértix participam do FEICON BATIMAT. O maior evento do setor da construção na América Latina

capa

Na última quinta-feira (29), alunos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Univértix, tiveram a oportunidade de participar da FEICON BATIMAT- Salão Internacional da Construção Civil que está sendo realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo-SP.
A FEICON BATIMAT - Salão Internacional da Construção é o principal evento do setor da construção na América Latina. Realizada anualmente, com o objetivo de demonstrar produtos, tendências, soluções e lançamentos, reunindo em um único local o maior número de expositores de todas as partes do Mundo, atraindo um público altamente qualificado, em busca de networking e negócios.
Faxada do Galpão do Anhembi em São Paulo - Foto: Irineu Costa
Os acadêmicos da Univértix puderam observar de perto, todos os lançamentos das maiores empresas do mundo na área da construção civil, como ferramentas manuais, automáticas, máquinas de grande porte, uma enorme quantidade de matéria prima para obras, enfim tudo que é relacionado à construção civil estavam ali sendo expostos por empresas de mais de 20 países.
Algo que não é novidade para nós, mas que sempre nos surpreende cada vez mais, é como a tecnologia tem influenciado no canteiro de obras, tanto se falando de ferramentas, quanto de produtos utilizados nas construções, como por exemplo, a torneira que muda a cor da água conforme a temperatura, outro exemplo bem curioso é a argamassa que substitui o cimento para construir paredes, onde se gasta bem menos e de acordo com especialistas, pode –se levantar todas as paredes de uma casa em até 6 horas. Um saco de 15 quilos do novo produto faz o mesmo trabalho que 300 quilos da argamassa original, normalmente feita de cimento. A máquina de fazer embolso, também surpreendeu a muitos pela sua eficácia e agilidade no serviço e vários outros produtos e equipamentos puderam se destacar entre os mais de 20.000 produtos disponíveis na exposição.

Os expositores utilizaram as mais variadas formas para atrair os visitantes até os standers. A Krona tubos e conexões, fez promoções utilizando técnicas de futsal, fazendo menção ao time ao qual patrocina em Santa Catarina. Outra empresa do mesmo ramo, também utilizou o esporte, a Nicoll atraiu os presentes com o carro do piloto do Stock Car Brasil Thiago Camilo. Mas a forma que chamou mais a atenção dos visitantes foram a presença de lindas garotas em todos os standers e que recepcionavam o público de forma encantadora.
Princesa e Rainha Oktoberfest 2011
O Web Site Matipó News, teve o privilégio de acompanhar cada passo dos alunos da Graduação de Engenharia Civil da Faculdade Univértix,  com certeza podemos dizer que esta foi uma experiência fantástica pra todos e que acrescentará em muito no conhecimento de cada um.

O CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVÉRTIX

foto2
O curso de Bacharelado em Farmácia está em funcionamento na Univértix desde 2009 e tem sido muito buscado pelos alunos ingressantes graças às características da profissão e ao amplo mercado de trabalho.
Em linhas gerais, o farmacêutico pode atuar nas seguintes modalidades básicas: Fármacos e Medicamentos, Análises Clínicas, Toxicologia e Análises de Alimentos. Na primeira, pode trabalhar na indústria farmacêutica, dedicando-se à pesquisa de novas drogas e cosméticos ou atuando na produção e no controle de qualidade de medicamentos. As farmácias de manipulação, fitoterápicas ou homeopáticas, além daquelas instaladas em hospitais e unidades de saúde, formam também um mercado de trabalho em expansão.
A indústria farmacêutica e cosmética cresceu muito na última década e hoje é um dos setores com melhores perspectivas em termos de mercado de trabalho. A exigência legal da presença de farmacêuticos em todos os estabelecimentos, para combater fraudes de medicamentos aumentou a demanda por profissionais em farmácias e drogarias.
Vêm surgindo oportunidades em áreas novas como laboratórios de análise e pesquisa de poluição ambiental e de tratamento de dejetos industriais, controle e tratamento de águas para consumo humano e para uso industrial, Vigilância Sanitária e Educação.
Os alunos do primeiro período do curso em 2012 estão muito animados e tem ótimas expectativas para a profissão. “Escolhi o curso de Farmácia, pois sempre gostei dessa área e acredito que não terei dificuldade de colocação no mercado de trabalho.” (Cristina, aluna do 1º período).
Quem já está cursando desde o ano passado já percebeu a importância de cada disciplina e como a matriz curricular é construída de forma integrada para proporcionar o desenvolvimento adequado dos acadêmicos.
“Nossa matriz está muito bem planejada, as falas dos professores se completam e nós nos beneficiamos com isso.” (Sinval, aluno do 3º período).

Enquanto isso, os alunos do 4º e do 5º períodos já colocam em prática os conhecimentos na manipulação de medicamentos. As aulas práticas de Farmacotécnica fazem o maior sucesso entre eles.
Os alunos das turmas mais avançadas estão tendo a oportunidade de atuar em áreas importantes de aplicação direta dos conhecimentos específicos de Farmácia Industrial e Análises Clínicas.
O laboratório Análises sob direção do Farmacêutico-bioquímico Aristeu, também professor da Univértix, é onde os alunos praticam os conhecimentos da área de Análises.

A Empresa de Hidromineração Divina Pureza tem sido o local onde os alunos podem realizar procedimentos de produção e controle de qualidade, acompanhados pela preceptora Érica.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (2008). Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006). Atualmente é Coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Vértice – Univértix, onde ministra as disciplinas Farmacologia, Bioquímica e Farmacognosia, tendo trabalhado anteriormente com as disciplinas de Química e Fisiologia Humana. Participa da Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do ProUni como representante docente. Coordena a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Univértix, onde é membro do Comitê de Ética para o Uso de Animais (CEUA). Possui vivência nas áreas de Farmácia de Manipulação, Farmácia Hospitalar, Laboratório de Análises Clínicas e experiência em Farmácia Pública com atuação no Programa Farmácia de Minas.
A equipe de professores do curso é formada por profissionais titulados e que possuem experiência profissional, fazendo a diferença no aprendizado e desenvolvimentos dos alunos tanto no ciclo básico quanto no profissionalizante.

Entrevista com Prof. Ms. Daniel Vieira, Diretor da Escola Técnica Vértix


dddd

O ano de 2008 foi um ano histórico para Matipó. Foi o ano em foi dado o pontapé inicial rumo ao desenvolvimento profissional na cidade. Resumindo, foi o ano que a Faculdade UNIVÉRTIX iniciou suas atividades.
Em pouco tempo  a marca UNIVÉRTIX tomou conta da região, novas portas foram abertas e em pouco mais de 4 anos, a instituição chegou a incrível marca de 1.100 alunos, atraindo estudantes de várias cidades da região e de diversas partes do país.
Neste período inicial da UNIVÉRTIX, o presidente da SOEGAR (Sociedade Educacional Gardingo) Sr. João Batista Gardingo, indiscutivelmente um dos maiores empreendedores da Zona da Mata, observou a carência da nossa região de mão de obra qualificada, pois tanto Matipó, quanto as cidades circunvizinhas sempre importaram a mão de obra e o pensamento foi simples e objetivo, ao invés de importar, nossa região poderia exportar profissionais e   juntamente com pesquisadores da instituição, fizeram uma análise de mercado, viram quais as profissões realmente estavam necessitadas de profissionais sérios, dedicados e principalmente qualificados. Após muito trabalho para deixar tudo bem organizado, legalizado deu inicio em Matipó a ESCOLA TÉCNICA VÉRTIX, iniciando suas atividades no dia 05 de março deste ano, com 03 (três) cursos: TÉCNICO EM MECÂNICA, TÉCNICO EM EDFICAÇÕES E TÉCNICO EM ESTÉTICA, com um total de 180 alunos.
De acordo com o diretor da Escola Técnica Vértix, Prof. Ms. Daniel Vieira Ferreira, vários investimentos estão sendo feitos para que o ensino técnico possa ter o mesmo sucesso da graduação na Univértix. Além das parcerias já firmadas com empresas da região, a instituição está em fase de implantação de parcerias com o governo estadual e federal, além de contatos que estão sendo feitos com SENAI, SESI, FIEMG e empresas multinacionais como a Vale, Usiminas, Anglo, Tigre, Amanco, deixando as portas da Univértix abertas para uma possível parceria. Um outro investimento que também está sendo realizado é a construção de laboratórios específicos para a Escola Técnica Vértix, que será no antigo galpão do Centro de Distribuição Gardingo, um amplo espaço que será todo reformulado para dar condições a todos os alunos a se tornarem grandes profissionais. Em primeira mão, o diretor Daniel ainda nos fala sobre a realização de cursos rápidos que beneficiará grandemente à população, como cursos de PEDREIRO, BOMBEIRO HIDRÁULICO E ELETRCISTA, Daniel ainda nos conta a experiência que teve em uma visita ao Senai de Ponte Nova ao qual pode observar um grande número de mulheres fazendo o curso de pedreiro e  ainda  várias outras na fila de espera.
Curso de pedreiro em Ponte Nova. Foto: Daniel Vieira

Além de Diretor da Escola Técnica Vértix, Daniel é Professor de estatísticas e cálculos em vários cursos. É também responsável pelo Programa de Monitoria da Faculdade UNIVÉRTIX, programa ao qual os alunos em destaque em determinadas matérias, após todo um processo de seleção em que são avaliados, passam a ser monitores, auxiliando aos demais alunos, na determinada matéria que escolheu. Além de um desconto de 10% na mensalidade, as atividades atribuídas ao aluno serão incluídas no histórico escolar.
O vínculo do Diretor e professor Daniel não para por aí, pois ele é também um dos responsáveis pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que este ano está previsto para ser realizado em novembro e avaliará diversos cursos da instituição. Segundo Daniel, as expectativas são as melhores possíveis, pois, a UIVÉRTIX ao longo destes quase 05 anos, estruturou todo um plano de acompanhamento, com ações específicas, não somente nos cursos que serão avaliados, mas em todos os cursos oferecidos pela instituição. O ENADE avalia o primeiro e os alunos que já estiverem completados uma carga horária de 80% do curso, os resultados que os alunos do primeiro período da UNIVÉRTIX alcançarem servirão para uma análise melhor dos alunos que estão chegando e até mesmo para planejar estratégias para o decorrer do curso. Já as avaliações dos alunos que estão concluindo o curso, servirão para mostrar a todos que a UNIVÉRTIX é uma das Faculdades que mais cresce no Brasil.
O Diretor Daniel Vieira possui graduação em Matematíca pela Universidade Estadual de Minas Gerais, especialização em Cálculo Diferencial e Estatística pela Universidade Federal de Lavras ( UFLA), Mestrado em Educação Matemática pela Universidad Del Mar no Chile e Pós graduando em Cafeicultura de montanha pela UNIVERTIX – Matipó – MG.

FACULDADE UNIVÉRTIX! Contribuindo com a realização de sonhos


CAPA

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (21), no auditório da Faculdade Univértix em Matipó, uma palestra com o Prof. Ms. Márcio Lopes de Oliveira, para atletas da Escolinha do Cruzeiro de Matipó.
O assunto principal foi único: “O sonho de ser um jogador de futebol”, porém vários tópicos foram abordados, para que os alunos pudessem entender que este sonho pode se tornar realidade, mas dependerá da dedicação de cada um.
Durante a palestra, Prof. Ms. Márcio, contou um pouco de sua trajetória até os dias de hoje, sua infância, o sonho que um dia teve em ser um jogador de futebol, o ingresso na UFV em 1999, suas experiências no exterior, em especial em Cuba, país ao qual realizou seu mestrado.


ESCOLA – ESPORTE
Márcio ainda pode destacar a relação ESCOLA/ESPORTE, união que já existe em diversos países em que as escolas são a base para diversos esportes, pôde citar exemplos do basquete americano, o vôlei em Cuba e diversas outras modalidades e países, mas no Brasil a formação de atletas fica restrita aos clubes e nem todo mundo tem o privilégio de poder fazer parte de uma seleção, de uma peneira, etc.

A situação poderia ser bem diferente caso as escolas tivessem participação direta na formação de atletas, pois surgiria mais uma grande oportunidade para vários alunos com potencial e que poderiam ser analisados por olheiros e demais profissionais do esporte para uma eventual seleção de atletas, indicação até mesmo de qual carreira seguir, mas tudo isso aliado ao seu desempenho nos estudos, criando assim uma motivação extra a todos os alunos.


Entre outros tópicos abordados podemos destacar todo o processo que é feito dentro de alguns clubes no Brasil em relação à formação de um jogador de futebol, desde a sua chegada ao clube até a sua profissionalização. A importância da educação moral e ética na vida dos jovens, a alimentação saudável levando em conta que vivemos em um país privilegiado pela natureza, ao qual nos da tudo que necessitamos. A importância de se aprender outras línguas, para uma possível viagem ao exterior.


REALIZAÇÃO DE UM SONHO
De acordo com Márcio, o momento que ele vive atualmente é a realização de um grande sonho em sua vida, pois quando criança, como qualquer outro garoto, sonhava em ser um jogador, segundo ele foi até um bom goleiro, porém nunca esteve no lugar certo, na hora certa, mas  conseguiu através do próprio esforço chegar a UFV, se especializar e hoje trabalha na formação de professores e dá o maior apoio à Escolinha de Futebol do Cruzeiro, se colocando a disposição dos professores Lucas, David, Vanildo e de todos os alunos, para que juntos possam trabalhar e fazer com que esta Escola de Futebol não seja apenas um projeto e sim uma realidade na vida destas crianças e jovens.
 
Márcio Lopes de Oliveira é professor e profissional do esporte com experiência de mais de 10 anos. Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Especialista em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Mestre em Ciência da Educação Física, Esporte e Recreação pela Universidad de Cultura Fisica y el Deporte, Facultad de Cultura Física de Matanzas, Matanzas, Cuba (2011) .
Atua como coordenador do curso de licenciatura em Educação Física da UNIVERTIX em Matipó, Minas Gerais. Atualmente é professor das disciplinas Metodologia dos Esportes coletivos I e II e Metodologia do Atletismo da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, Úba, Minas Gerais. Também atua como docente das disciplinas Metodologia de ensino do Futebol e do Futsal, Metodologia de ensino do Atletismo e Metodologia do Treinamento Esportivo da UNIVERTIX, Matipó, Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em esportes e treinamento esportivo.
É pesquisador na área de politicas públicas para o esporte, seleção de talentos esportivos e estatística esportiva. É consultor na área esportiva e de implementação de projetos.
Conhece a realidade do esporte no Brasil e no mundo, tendo visitado vários clubes de Futebol e centros de treinamento como: Botafogo F. R (RJ); America F. C. (MG), Cruzeiro E. C. (MG), Clube Atletico Mineiiro (MG), C. T. Granja Comary (RJ), EIDE Matanzas (Escuela de iniciação Esportiva-Cuba), ESPA (Escola de perfeccionamento esportivo Nacional-CUBA) e Ciudad Deportiva (Centro de treinamento Olímpico-Cuba). Como coordenador do curso de Educação Física da UNIVERTIX, está trabalhando na implementação de vários projetos de ampliação na atuação do curso perante a comunidade acadêmica e regional, assim como a reestruturação da nova grade curricular do curso e na implantação da pós-graduação em Educação Física na instituição, mudanças que já se iniciaram.

BENEFÍCIOS UNIVÉRTIX: CONDIÇÕES DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR


capa
A Faculdade Univértix desde o seu surgimento, tem um compromisso social dentro do contexto populacional a que serve. Contexto esse, marcado por diversidades sociais, econômicas e culturais.
A Faculdade Univértix, além de contar com um ensino de qualidade, infraestrutura moderna e avançados recursos humanos e físicos para a formação cultural e ética de seus acadêmicos, disponibiliza ao aluno condições de acesso e permanência ao ensino superior, através de várias modalidades de descontos. Pois a Univértix acredita na educação como um elemento essencial de desenvolvimento e transformação humana e social.
De acordo com a Prof. Ms. Érica Stoupa Martins, que faz parte da “Comissão de Bolsas de Estudo” da Univértix, os estudantes desta instituição constituem um grupo altamente heterogêneo quando comparados em relação à formação no ensino fundamental e médio e às condições socioeconômicas. Outra característica observada é a altíssima migração dos estudantes de cidades circunvizinhas, ou mesmo de regiões muito distantes do território nacional, independente do curso escolhido. Estas características apontam para variadas necessidades, fazendo com que essa IES (Instituição de Ensino Superior) mobilize esforços para supri-las.
Atualmente a Univértix beneficia com algum tipo de desconto a 75% (setenta e cinco por cento) de seus alunos. Diante desse dado, podemos afirmar que a instituição, ciente das peculiaridades individuais e do conjunto do seu corpo discente, mobiliza-se em prol do desenvolvimento educacional e social dos acadêmicos.
As modalidades de descontos que a Univértix oferece são as seguintes:
Financiamento Estudantil (FIES) – A UNIVÉRTIX, em parceria com o Ministério da Educação, realiza financiamentos de bolsas parciais e integrais aos alunos regularmente matriculados. Somente após a formatura que o acadêmico iniciará a quitação do FIES.
ProUni – A UNIVÉRTIX – por  meio de convênio com o Governo Federal, concede bolsas de estudo parciais e integrais (de 50 a 100%) aos alunos elegíveis ao Programa Universidade para Todos – ou seja, que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e se tornaram aptos ao ProUni.
Carência Econômica – A UNIVÉRTIX oferece ainda bolsas por carência financeira. Conforme regulamento disponível em edital, o critério de concessões leva em conta a análise de requerimentos feitos pelos alunos, anexando documentos. Todos os pedidos são analisados pela Comissão de Bolsas de Estudos.
Bolsa Transporte – Trata-se de um apoio financeiro concedido pela Univértix em forma
de desconto na mensalidade do aluno que não reside em Matipó.
Outras bolsas – Alunos que já possuem formação em Curso Técnico (como Técnico em Enfermagem, Agrícola, Contabilidade, Farmácia, Edificações) são beneficiados com um desconto de 40% (quarenta por cento) no valor das mensalidades nos Cursos Superiores da Univértix de: Enfermagem, Agronomia, Ciências Contábeis, Farmácia e Engenharia Civil. Além disso, a UNIVÉRTIX mantém diversos convênios com instituições públicas e privadas para oferta de descontos especiais aos seus acadêmicos.
Segundo Érica , uma das modalidades de descontos bastante requisitada nesse semestre letivo (2012-1) foi o programa “Bolsa Carência Econômica”, regulamentado por um edital que teve vigência de 06 a 29 de fevereiro de 2012. O acadêmico interessado pôde acessar o referido edital no site da Faculdade Univértix (www.faculdadevertice.com.br ou www.univertix.net), conferir os critérios de participação, prazos e estrutura do processo de seleção de bolsas e descontos especiais aos alunos.
Todos os requerimentos entregues pelos alunos são devidamente analisados pela Comissão de Bolsas de Estudos da UNIVÉRTIX – da qual faço parte. Essa Comissão é formada por representantes da Direção, do Setor Financeiro, do Corpo Docente e da Área Técnico-Administrativa. Minha atuação na referida Comissão de Bolsas de Estudos, se dá a partir de contatos (entrevistas, atendimentos individuais, troca e manutenção de dados) estabelecidos com os alunos requerentes de descontos, com a finalidade de informá-los em relação a todo o processo, além de registro e acompanhamento até o fechamento do ciclo de análise dos pedidos. A seleção de bolsas para descontos especiais ocorre semestralmente e os acadêmicos beneficiados firmaram um termo, comprometendo-se com os seguintes deveres: assiduidade, pontualidade, disciplina e bom desempenho acadêmico, completa Prof. Ms. Érica Stoupa  Martins . ( foto abaixo )
A Prof.ª Ms. Érica Stoupa Martins possui Graduação em Serviço Social pelas Faculdades Integradas de Caratinga (2003), Especialização em Gestão de Recursos Humanos pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010).  Atua como Professora das disciplinas Filosofia e Sócio-antropologia na UNIVÉRTIX, além de compor a “Comissão de Bolsas de Estudos” dessa Instituição de Ensino Superior.

MÃOS A OBRA: Alunos da Univértix visitam a reforma do estádio Mineirão


399824_356763694356019_208529325846124_1143506_241364915_n

No dia 14 de março os alunos da graduação de engenharia civil da Faculdade UNIVÉRTIX, na companhia das professoras Joyce Perígolo Breder e Érica Estanislau Muniz tiveram a grande oportunidade de visitar o canteiro de obras do estádio Mineirão em Belo horizonte.
O maior objetivo dessa visita, além de contribuir com o conhecimento técnico dos alunos é de mostrar a importância de cada colaborador dentro de um canteiro de obras do trabalho em equipe e do leque de oportunidade de carreira que a Engenharia civil trás. Pois muitas pessoas ainda pensam que o engenheiro civil é só para calcular, ou só para construção de prédios, ou pior acham descartável a necessidade de um profissional de engenharia em sua construção.
Alunos Univértix Matipó
A VISITA
Ao chegarmos na portaria do canteiro de obras recebemos os EPI´s – Equipamentos de proteção individual e instruções de segurança. Podemos presenciar os colaboradores nas suas funções e como tudo é muito bem organizado. Durante a visita fomos acompanhados por uma Técnica em segurança do trabalho que foi nos alertando sobre as partes de maior risco, enquanto fazíamos os questionamentos sobre os métodos construtivos, destino dos resíduos de construção e meio ambiente ao responsável do setor de comunicação Rômulo Pampoline.
Os alunos e professores estavam equipados com os EPI's – Equipamentos de proteção individual e receberam as devidas instruções de segurança
ALGUNS QUESTIONAMENTOS DOS ALUNOS.
Qual tipo de fundação foi usada?
Estacas pré-fabricadas que chegam a 18 m de profundidade e hélices para fundações mais profundas.
A terra que foi retirada foi reaproveitada?
Tentamos reaproveitar o máximo possível, mas o restante é aproveitado em aterro de minas ou aterro sanitário.
A construção é sustentável?
Sim, Além de sustentável na perspectiva econômica e financeira, o projeto de modernização do Mineirão também apresenta alternativas para assegurar a utilização racional de recursos naturais. Um dos exemplos é a reutilização da água da chuva. O projeto prevê a implantação de um sistema de captação de água de chuva com a capacidade de armazenamento de 6.270 m³ (6.270.000 litros).
O CANTEIRO DE OBRAS.
A sensação é de ser um grão de areia no deserto, tanto pela grandeza da construção, 170 mil metros quadrados, como também pela quantidade de colaboradores, quase 2 mil, e que em nossas andanças pelo canteiro pude conversar com alguns, e um me chamou muito a atenção, por já ser aposentado como eletrotécnico, mas por falta de mão de obra foi chamado para voltar a trabalhar. Essa situação mostra que realmente está faltando mão de obra para esse aquecimento do mercado da construção e que quando se trabalha bem, quando seu serviço tem qualidade, não há idade e nem falta de oportunidade.
A REFORMA DO ESTÁDIO.
O estádio está sendo reformado, mas pode dizer que está sendo reconstruído, pois do estádio antigo o que restou foi somente a fachada, que é tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e Histórico e foi revitalizada. O interior foi totalmente reprojetado, diminuiu-se a quantidade de assentos e aumentou a qualidade das arquibancadas
A conclusão da reforma do estádio está marcada para dezembro de 2012. Os alunos puderam notar que ainda há muito que fazer, mas torcem para que tudo fique o mais perfeito possível para a Copa do Mundo de 2014.
CURIOSIDADES
Conhecido como Mineirão, o Estádio Governador Magalhães Pinto foi inaugurado em 1965. O estádio fica próximo ao complexo da Pampulha, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e também está perto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que possui uma das principais áreas verdes da capital mineira.
No fim dos anos 40, Belo Horizonte foi escolhida como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 1950. O município teria de construir um estádio à altura do evento. A solução foi dada na região do Horto com a construção do Independência que, durante a Copa de 1950, foi palco de partidas como Iugoslávia 3 x 0 Suíça, Uruguai 8 x 0 Bolívia, além de Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra, jogo considerado a zebra do torneio.
Porém, em pouco tempo, o número  de assentos do Estádio Independência já não era suficiente. No início da década de 1950 começaram as movimentações para a construção de um estádio ainda maior em Belo Horizonte. Coube aos arquitetos Eduardo Mendes Guimarães e Gaspar Garreto o projeto para 100 mil pessoas.
Os responsáveis pelo projeto do Mineirão queriam construir o estádio mais moderno do país, com soluções inovadoras de engenharia e sem repetir erros de engenharia de outras arenas. Os técnicos visitaram  estádios da Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e de Tóquio, sede das Olimpíadas de 64.
Na obra do Mineirão, que durou cerca de cinco anos , trabalharam aproximadamente 5.000 trabalhadores.

Inauguração
A partida inaugural foi em 5 de setembro de 1965, entre a seleção mineira e o clube argentino River Plate. O jogo foi assistido por 80 mil pessoas, sendo 73.201 pagantes. Antes do jogo, Bellini, capitão da Seleção Brasileira bicampeã do mundo no Chile, em 1962, deu uma volta olímpica pelo campo. A seleção mineira venceu os argentinos por 1 a 0, e o primeiro gol oficial do estádio foi marcado por José Roberto Bougleaux (Buglê), na época jogador do Clube Atlético Mineiro.