terça-feira, 24 de abril de 2012

Entrevista com Prof. Ms. Daniel Vieira, Diretor da Escola Técnica Vértix


dddd

O ano de 2008 foi um ano histórico para Matipó. Foi o ano em foi dado o pontapé inicial rumo ao desenvolvimento profissional na cidade. Resumindo, foi o ano que a Faculdade UNIVÉRTIX iniciou suas atividades.
Em pouco tempo  a marca UNIVÉRTIX tomou conta da região, novas portas foram abertas e em pouco mais de 4 anos, a instituição chegou a incrível marca de 1.100 alunos, atraindo estudantes de várias cidades da região e de diversas partes do país.
Neste período inicial da UNIVÉRTIX, o presidente da SOEGAR (Sociedade Educacional Gardingo) Sr. João Batista Gardingo, indiscutivelmente um dos maiores empreendedores da Zona da Mata, observou a carência da nossa região de mão de obra qualificada, pois tanto Matipó, quanto as cidades circunvizinhas sempre importaram a mão de obra e o pensamento foi simples e objetivo, ao invés de importar, nossa região poderia exportar profissionais e   juntamente com pesquisadores da instituição, fizeram uma análise de mercado, viram quais as profissões realmente estavam necessitadas de profissionais sérios, dedicados e principalmente qualificados. Após muito trabalho para deixar tudo bem organizado, legalizado deu inicio em Matipó a ESCOLA TÉCNICA VÉRTIX, iniciando suas atividades no dia 05 de março deste ano, com 03 (três) cursos: TÉCNICO EM MECÂNICA, TÉCNICO EM EDFICAÇÕES E TÉCNICO EM ESTÉTICA, com um total de 180 alunos.
De acordo com o diretor da Escola Técnica Vértix, Prof. Ms. Daniel Vieira Ferreira, vários investimentos estão sendo feitos para que o ensino técnico possa ter o mesmo sucesso da graduação na Univértix. Além das parcerias já firmadas com empresas da região, a instituição está em fase de implantação de parcerias com o governo estadual e federal, além de contatos que estão sendo feitos com SENAI, SESI, FIEMG e empresas multinacionais como a Vale, Usiminas, Anglo, Tigre, Amanco, deixando as portas da Univértix abertas para uma possível parceria. Um outro investimento que também está sendo realizado é a construção de laboratórios específicos para a Escola Técnica Vértix, que será no antigo galpão do Centro de Distribuição Gardingo, um amplo espaço que será todo reformulado para dar condições a todos os alunos a se tornarem grandes profissionais. Em primeira mão, o diretor Daniel ainda nos fala sobre a realização de cursos rápidos que beneficiará grandemente à população, como cursos de PEDREIRO, BOMBEIRO HIDRÁULICO E ELETRCISTA, Daniel ainda nos conta a experiência que teve em uma visita ao Senai de Ponte Nova ao qual pode observar um grande número de mulheres fazendo o curso de pedreiro e  ainda  várias outras na fila de espera.
Curso de pedreiro em Ponte Nova. Foto: Daniel Vieira

Além de Diretor da Escola Técnica Vértix, Daniel é Professor de estatísticas e cálculos em vários cursos. É também responsável pelo Programa de Monitoria da Faculdade UNIVÉRTIX, programa ao qual os alunos em destaque em determinadas matérias, após todo um processo de seleção em que são avaliados, passam a ser monitores, auxiliando aos demais alunos, na determinada matéria que escolheu. Além de um desconto de 10% na mensalidade, as atividades atribuídas ao aluno serão incluídas no histórico escolar.
O vínculo do Diretor e professor Daniel não para por aí, pois ele é também um dos responsáveis pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que este ano está previsto para ser realizado em novembro e avaliará diversos cursos da instituição. Segundo Daniel, as expectativas são as melhores possíveis, pois, a UIVÉRTIX ao longo destes quase 05 anos, estruturou todo um plano de acompanhamento, com ações específicas, não somente nos cursos que serão avaliados, mas em todos os cursos oferecidos pela instituição. O ENADE avalia o primeiro e os alunos que já estiverem completados uma carga horária de 80% do curso, os resultados que os alunos do primeiro período da UNIVÉRTIX alcançarem servirão para uma análise melhor dos alunos que estão chegando e até mesmo para planejar estratégias para o decorrer do curso. Já as avaliações dos alunos que estão concluindo o curso, servirão para mostrar a todos que a UNIVÉRTIX é uma das Faculdades que mais cresce no Brasil.
O Diretor Daniel Vieira possui graduação em Matematíca pela Universidade Estadual de Minas Gerais, especialização em Cálculo Diferencial e Estatística pela Universidade Federal de Lavras ( UFLA), Mestrado em Educação Matemática pela Universidad Del Mar no Chile e Pós graduando em Cafeicultura de montanha pela UNIVERTIX – Matipó – MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário