terça-feira, 24 de abril de 2012

Faculdade Univértix promove Aula Prática de Exame Transretal em Equinos


medcapa

No início deste mês de abril, os acadêmicos do 6º período curso de Medicina Veterinária da Faculdade Univértix, tiveram uma experiência incrível, que certamente ficará marcada em suas vidas.
Os futuros veterinários puderam participar de uma aula prática de Exame Transretal em equinos, realizada nas dependências do Haras São João. De acordo com Dr. Bruno Andrade, professor da Univértix, através do Exame Transretal o Médico veterinário capacitado poderá elucidar o diagnóstico de diversas afecções digestivas, reprodutivas, musculoesqueléticas, vasculares, identificar o estágio do ciclo estral das fêmeas de grande porte, se há prenhes em curso, entre outras possibilidades. Para garantir sua eficiência e segurança (tanto ao paciente quanto ao executor) deve o profissional dominar os fundamentos teórico-práticos da anatomia, fisiologia e patologia veterinárias. Práticas do Exame Transretal empíricas e que ignorem seus preceitos básicos podem gerar consequências desastrosas ao paciente e ao executor.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Univértix, Dr. Gilberto Valente Machado, esteve presente no local e relatou que é de extrema importância esta aula prática, pois através deste exame o profissional é pode diagnosticar diversas situações a serem vividas pelos animais de grande porte. Dr. Gilberto ainda nos conta que esta AULA PRÁTICA DE EXAME TRANSRETAL EM EQUINOS é praticamente exclusividade da Univértix, segundo ele, só viu algo parecido na Alemanha.
O EXAME
Para o iniciante no exame transretal a localização precisa das estruturas de interesse invariavelmente é um desafio a ser vencido devido à falta de habilidade prática. As primeiras tentativas geralmente são improdutivas e até mesmo frustrantes, pois há a demanda de associar-se o sentido do tato à elaboração mental da anatomia topográfica animal, bem como seus possíveis distúrbios morfológicos.
Diante disso, propôs-se na disciplina de Clínica e Terapêutica Veterinária de Grandes Animais do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Vértice-UNIVÉRTIX uma experiência prática em exame transretal em equinos, na qual os acadêmicos contassem com um guia para as estruturas de interesse, para que sua iniciação não fosse totalmente às cegas. O guia em questão foram as mãos do próprio professor, que por meio de uma pequena laparotomia esquerda, orientou a palpação de diversas estruturas abdominais do equino. Todos os detalhes técnicos foram tomados para que o animal não sentisse dor ou incômodo durante a prática, mantendo-se sempre condição de técnica cirúrgica asséptica. Analgesia, terapia antimicrobiana e enfermagem foram instituídas no período pós-operatório e o animal recuperou-se sem complicações.

A avaliação geral é de que a experiência foi muito enriquecedora para os acadêmicos e didaticamente muito eficiente. A iniciação sistemática ao exame transretal com a possibilidade de aplicação prática dos preceitos teóricos de forma orientada pelo professor assegurou que todos os executores conseguissem palpar as estruturas propostas. Também foi observado que o respeito às diretrizes descritas na literatura sobre Exame Transretal assegurou a segurança dos executores e do animal, que não demonstrou nenhum sinal clínico indicativo de lesões que interferissem em sua higidez. Conclui-se que a prática é eficiente recurso didático para a iniciação e aperfeiçoamento do exame transretal em equinos.
Esta aula prática foi ministrada pelos professores da Faculdade Univértix, Dr Bruno Andrade e Dr. João Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário